quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Iº Seminário Psicologia, Mídia e Violência é realizado debatendo estratégias de proteção para crianças e adolescentes




O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação - Comitê Jornalista Freitas Neto (FNDC Alagoas) realizou terça-feira passada (10/12) o Iº Seminário Psicologia, Mídia e Violência, com o tema "Construindo Estratégias de Proteção da Criança e do Adolescente". O evento aconteceu no auditório 24 de Novembro do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), com o apoio de suas entidades filiadas.

O objetivo do Seminário foi colocar em pauta as condições das crianças e adolescentes no Brasil e em Alagoas que, desde o nascimento, estão sujeitas às programações e mensagens midiáticas, assim como também fazer uma avaliação da conjuntura atual sobre mídia e violência; uma reflexão das consequências da relação entre meios de comunicação, sobretudo a televisão, e atos violentos e a edificação de um pensamento que privilegie a criação de estratégias que valorizem a vida humana.

A Mesa de Abertura do encontro contou com a participação do presidente do CRP-15, psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160); do representante estadual do Coletivo Intervozes, jornalista Marcos Leonardo e da presidenta do Comitê Alagoas do FNDC e vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), jornalista Valdice Gomes.

O primeiro Painel da tarde envolveu a temática “A mídia e a formação de crianças e adolescentes”, com as palestras da psicóloga Dilma Lacerda (CRP-15/1986) e da socióloga Ruth Vasconcelos (Socióloga), com mediação do jornalista Lutero Rodrigues. Em seguida aconteceu o debate com um Coffee Break.

No final da tarde, o último debate envolveu o tema “O ECA e a Mídia”, com as palestras do psicólogo Eklivann Marcel de Oliveira (CRP-15/2444) e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Alagoas, advogado Daniel Nunes, que representou o presidente da instituição, advogado Thiago Bomfim. A presidenta do Sindjornal Alagoas, Valdice Gomes, mediou a mesa. 

Após as palestras, aconteceu um debate com a participação da platéia e encerramento do Seminário.

Veja álbum de fotos do Seminário, aqui:

As 17 Entidades filiadas ao FNDC Alagoas - Comitê Jornalista Freitas Neto, são:

1 Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (SindJornal)
2 Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15)
3 Coletivo Brasil de Comunicação (Intevozes)
4 Federação das Associações dos Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal)
5 Sindicato dos Bancários de Alagoas (Sindbancários)
6 Diretório Central dos Estudantes Quilombo dos Palmares (DCE/Ufal)
7 TVCOM Maceió - Canal 12 / NET
8 Associação Brasileira de Relações Públicas - Seção Alagoas (ABRP/AL)
9 Associação Comunitária de Comunicação e Cultura do Caxangá (Canxangá FM)
10 Sindicato dos Urbanitários de Alagoas (SindUrbanitários)
11 Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço/AL)
12 Associação dos Trabalhadores do IZP (Atrizp)
13 Sindicato dos Assistentes Sociais de Alagoas (Saseal)
14 Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal)
15 Diretório Acadêmico Freitas Neto (Dafn/Ufal)
16 ONG ‘De Olho em São Sebastião / Alagoas’
17 Central Única dos Trabalhadores (CUT/AL)


por FNDC Alagoas 
Fotos: Marcelino Freitas Neto

3 comentários:

  1. Eu enquanto Psicólogo do PROCON-AL desde já me coloco a disposição desse importante fórum para trazer futuras reflexões sobre esse importante tema tão importante para a nossa democracia em processo de construção e fortalecimento. Contem comigo sempre!

    ResponderExcluir
  2. A LUTA continua!: Iº Seminário Psicologia, Mídia e Violência é reali...: O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação - Comitê Jornalista Freitas Neto (FNDC Alagoas) realizou terça-feira passada (10/1... Caros amigos me chamo Eklivann Marcel Costa de Oliveira(CRP-15/2444)Psicólogo do PROCON-AL, no qual apresentei um trabalho na última mesa sobre Eca e Mídia no último evento de vocês e gostaria de saber se quem apresentou trabalho nesse evento de tão alto nível terá direito a certificado? Caso não gostaria por gentileza de pedir aos amigos uma Declaração para constar no trabalho e para comprovar no meu curriculum lattes que eu participei desse tão grandioso evento.

    ResponderExcluir